Juarez Valduga: "Vale do Rio Pardo tem grande potencial para o turismo"

Juarez Valduga: "Vale do Rio Pardo tem grande potencial para o turismo"

Presidente do grupo Famiglia Valduga palestrou na Unisc na terça-feira e destacou o potencial turístico da região

Santa Cruz do Sul - Empresário e presidente do grupo Famiglia Valduga, Juarez Valduga ministrou palestra na Unisc no evento "Conversando sobre Turismo", promovido pelo curso de Turismo em parceria com a Associação do Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) na noite de terça-feira, 24. Juarez é um dos empresários mais bem sucedidos na área de enoturismo e veio a Santa Cruz do Sul para compartilhar as suas ideias para o público regional. 

Ele citou que a região do Vale do Rio Pardo tem um grande potencial para o turismo. "Eu diria que a região tem mais vocação para o turismo que a nossa, pois é colonizada por alemães que são mais caprichosos e determinados, o que é fundamental para dar certo. Por isso, como região é preciso que ela se descubra sua vocação turística e acreditar que irá dar certo", observou Valduga.

O presidente do grupo Famiglia Valduga ainda destacou que desde 2002 passa quase que semanalmente pela região e que chegou a copiar algumas ideias para serem aplicadas no Vale dos Vinhedos. Um exemplo foi o plantio de flores nos canteiros nas entradas das cidades. "Isso me encantou, sendo que levei a ideia para o Vale dos Vinhedos e desde lá, plantamos flores ao longo da estrada que leva aos nossos empreendimentos", cita. Em relação a Santa Cruz, revela uma paixão pela cidade. "É uma cidade maravilhosa, com excelentes condomínios e onde eu gostaria de morar", elogiou.

Surgimento

Juarez destacou que o surgimento do Vale dos Vinhedos em 1995, no sentido de criar uma identidade própria para a região, em especial para o vinho brasileiro, que estava em baixa no mercado. "Também tivemos o cuidado de criar uma identidade geográfica relacionada ao enoturismo, o que foi importante para auxiliar o pequeno produtor na venda direta ao consumidor final", explica. 

Hoje, o Vale dos Vinhedos é o segundo destino turístico do Estado - atrás apenas de Gramado/Canela - sendo que irá fechar o ano de 2015 com o acolhimento de mais de 300 mil turistas. "É uma caminhada muito grande, de muitos percalços, onde a união foi fundamental para alcançarmos os objetivos que foram traçados. Tivemos uma leitura de que precisávamos nos organizar em grupo e, inicialmente foram três empreendimentos, e hoje são mais de 50", destacou Valduga.

Ele comentou ainda que a partir de um planejamento estratégico foram estabelecidos objetivos a curto, médio e longo prazos, que estão sendo cumpridos. "Atualmente estamos em busca de grandes empreendedores para as áreas de hotelaria. Ainda existe muito espaço para preencher, especialmente no sentido de prestigiar a natureza. As nossas montanhas, antes desvalorizadas, devem ser valorizadas no presente".  Uma dica para alcançar o sucesso, segundo Valduga, é se dedicar e muito ao trabalho. "Precisamos estar focados no trabalho, e estar preparados, pois vamos ter muito trabalho".

  • /aturvarpvrp

  • Rua Coronel Oscar Jost, 1571, Centro - Santa Cruz do Sul